Dietas podem ser perigosas para a sua saúde…mental!

Você sabe qual é o desencadeador comum a todos os transtornos alimentares (TA´s)? A dieta! Nem todas as pessoas que fazem dieta desenvolvem esses transtornos, mas o transtorno alimentar daquelas que o possuem teve início com uma dieta na grande maioria dos casos.

Estou falando de anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP). Esse último acarreta 30% da população que está com obesidade, portanto, vale a pena darmos uma maior atenção ao TCAP aqui no nosso blog.

Só é considerado TCAP, episódios RECORRENTES de compulsão alimentar caracterizada por uma ingestão exagerada de alimentos, num curto período de tempo, quando comparada à quantidade que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares; e por um sentimento de falta de controle sobre o episódio.

De acordo com o DSM-IV, os episódios de compulsão alimentar estão associados a três ou mais dos seguintes critérios:

  • comer muito e mais rapidamente que o normal;
  • comer até sentir-se incomodado, repleto;
  • comer grandes quantidades de alimento, quando não está fisicamente faminto;
  • comer sozinho por embaraço devido a grande quantidade de alimento que consome;
  • sentir repulsa de si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente;
  • acentuada angustia relativa a compulsão alimentar;
  • a compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias na semana, durante seis meses.

Veja como a dieta funciona como desencadeadora dos TA´s:

eu me acho gorda decido restringir alimentação (DIETA) → privação (fisica e emocional) →  me revolto contra as regras autoimpostas (sensação de raiva; pensamento tudo ou nada) → COMPULSÃO →  sensação de culpa (perda de controle) → sinto-me mal → como para me confortar → eu me acho gorda → (…)

Esse é um ciclo difícil de sair sem ajuda…

Fique atento porque o TCAP precisa de tratamento específico, e é diferente do tratamento para a obesidade. Muitos dos tratamentos para obesidade podem interferir na fome, mas não interferem nas compulsões. 65% das pessoas que tem TCAP são obesas e provavelmente  procuram tratamentos inespecíficos para o transtorno. O TCAP não adequadamente tratado pode levar a cronificação que piora a evolução do quadro geral. Mais um bom motivo para você procurar um tratamento interdisciplinar.

Juliana Ferraz-psicóloga 

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “Dietas podem ser perigosas para a sua saúde…mental!

  1. Fernanda

    que interessante. Acredito que eu sofra exatamente desta síndrome.

Deixe um comentário